Assentamento do ladrilho

Para a realização do assentamento do ladrilho hidráulico é preciso preparar a base de assentamento (contra-piso). Ela deve ser sempre com 5 cm abaixo do nível de acabamento do piso, onde será aplicado o ladrilho hidráulico;em calçadas  pátios de edifícios ode não existiam lajes de concreto, deve ser utilizado  um lastro de concreto magro aplicado sobre o chão firme e compactado, observa-se que

– Para calçadas de uso exclusivo de pedestres o lastro deve ter espessura de 3 a 5 cm com traço 1:3:5 (cimento, areia e brita 1 e 2 ).

– Para calçadas onde houver trafego de carros, assim como estradas, acessos de garagens, o lastro deve ter espessura de 7 a 10 cm com o mesmo traço indicado na alínea.

O assentamento de ladrilhos hidráulicos pode ser feito de duas formas

Método tradicional – com argamassa de areia lavada e cimento no traço de 5:1 (areia e cimento). É preciso aplicar uma camada de 3 cm de argamassa e areia e cimento 5:1 sobre a base compactada e desempenada, espalhar cimento puro sobre a argamassa ainda fresca de 2 a 3kg por m² e, em seguida, assentar cada ladrilho previamente molhado na sua base, batendo-o obrigatoriamente com um sarrafo ou martelo de borracha macio, nunca bater diretamente sobre o ladrilho, caso a face aparente durante o assentamento suje de cimento, o mesmo deve ser removido antes da secagem com uma trincha embebida em água.

Método com argamassa colante – é sempre bom cuidar para que a base de assentamento esteja bem desempenada e nivelada. Sobe a base já seca, aplicar uma camada de 6 mm de argamassa colante, em uma área aproximadamente de 1m² e em seguida, com uma desempenadeira metálica dentada, raspar a mesma, criando sulcos e retirando o excesso. Logo após assentar os ladrilhos secos batendo-os para o perfeito nivelamento da superfície.

Atenção: Em nenhum dos casos os ladrilhos devem ser rejuntados, somente encostados lado a lado com distancia de 2 a 3 mm, não é necessária junta seca, pois o ladrilho se dilata juntamente com a base, que é do mesmo material.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *