Av. Padre Arlindo Vieira, 2410 - São Paulo-SP LOGIN 11 99312-2593 11 2335-1728 11 2335-1010

Gostou? compartilhe!

Acessibilidade para todos

Acessibilidade para todos

Com este artigo, compreenda a importância de garantir acessibilidade com ladrilhos hidráulicos para sua obra.

O conceito de acessibilidade está em alta, e deve ser respeitado em todas as obras. A Ladrilhos Maria Estela preparou uma listagem de motivos para utilizar nossos ladrilhos hidráulicos e garantir o direito a todos.

Acesso à educação, transporte, trabalho, moradia e lazer são direitos de todos. É responsabilidade do poder público, da iniciativa privada e de cada um de nós, zelarmos, pela igualdade de oportunidades.

A sociedade vem aos poucos, se conscientizando sobre a importância da participação de todas as pessoas em busca de soluções para os problemas comuns que afetam as cidades.

A palavra “acessibilidade” consiste em um conjunto de medidas voltadas para garantir o acesso a todos os lugares por pessoas que possuem necessidades especiais. Atualmente, esse fator vem trazendo evoluções positivas para a arquitetura, afinal, nenhuma obra atual pode deixar de lado esse quesito tão necessário.

Existem diversas maneiras de garantir acessibilidade, e uma delas é utilizando ladrilhos hidráulicos. A Ladrilhos Maria Estela preparou uma lista com os benefícios trazidos por esse material, para as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência.

1 – Antiderrapante

Uma das principais características do ladrilho hidráulico é a segurança, afinal, ele é antiderrapante, sendo ideal para utilizar em rampas, evitando que cadeirantes sofram acidentes com o deslizamento da cadeira sob o piso.

Isso acontece graças a maneira com que a peça é produzida. Os ladrilhos hidráulicos são compostos por três camadas, sendo elas: camada de face aparente, camada intermediária e camada inferior de aderência.

A primeira tem como principal função, dar o aspecto decorativo desejado, conferindo impermeabilidade para a peça, o que permite o modelo ligeiramente rústico, responsável por trazer o elemento antiderrapante ao ladrilho.

A camada disposta no meio existe unicamente para absorver o excesso de água liberado durante o processo de fabricação.

A última tem a função de fixação. Durante o processo de fabricação, ela possui outro nome, sendo conhecida como camada de compactação. Ao final do processo, ela adquire aparência rústica, sendo responsável por dar aderência à superfície de colocação.

localhost/git/ladrilhosmariaestela.com.br

Condomínio em São Bernando do Campo

Figura: Rampa construída para pedestres com o uso de ladrilhos hidráulicos Maria Estela. Fonte: Acervo Ladrilhos Maria Estela.

 

2 – Durabilidade e resistência

A composição dos ladrilhos hidráulicos apresentada anteriormente confere à peça grande durabilidade e resistência, afinal, o processo de compactação das camadas acontece através de esforços de 40 toneladas.

Pode parecer que não, porém, esse fator auxilia muito na locomoção das pessoas com necessidades especiais.

Pessoas que não possuem barreiras físicas já encontram grandes dificuldades em caminhar nas calçadas da cidade, afinal, é muito difícil ultrapassar obstáculos como buracos e rachaduras. Imagine só como seria realizar o trajeto com cadeiras de roda, uso de bengalas ou cães guia.

A durabilidade do material utilizado diz muito sobre como o solo estará dentro de alguns anos. Por esse motivo, os ladrilhos hidráulicos são pisos próprios para áreas externas (o que não impede de ser utilizado em áreas internas também), garantindo que o solo não irá se desfazer.

A resistência a fatores naturais como chuva e calor, por exemplo, também são relevantes para esse tópico. As intempéries não são capazes de danificar a peça, garantindo que o ladrilho não se desfaça quando apresentado a esses estímulos.

É importante lembrar que, assim como qualquer revestimento, os ladrilhos hidráulicos necessitam de manutenção para garantir a acessibilidade. Essa é feita quinzenalmente, com o auxílio de água e detergente neutro.

localhost/git/ladrilhosmariaestela.com.br

Durabilidade e resistência

Figura: Calçada construída para pedestres com o uso de ladrilhos hidráulicos Maria Estela. Fonte: Acervo Ladrilhos Maria Estela.

 

3 – Ladrilho tátil

O modelo de ladrilho hidráulico conhecido como “tátil” é responsável por garantir ao deficiente visual maior autonomia para passear, uma vez que, ajudam na locomoção dessas pessoas.

Destacando-se das demais peças por sua cor diferenciada (ajudando aos que possuem baixa visão) e textura, os ladrilhos táteis funcionam como uma espécie de guia colocada no chão, indicando ao deficiente, em quais lugares pode seguir reto, e onde ele encontra obstáculos. Para isso, é necessária a utilização de uma bengala.

Existem dois modelos com diferentes funções, sendo eles o “piso tátil de alerta”, e o “piso tátil direcional”.

O primeiro é conhecido por possuir texturas em formato de bolinhas. Sua principal função é alertar quem estiver caminhando, apresentando possíveis obstáculos. Geralmente, elas são instaladas no início e no final de escadas e rampas, em frente à porta de elevadores, entre outras barreiras.

Já o segundo tem como função orientar o trajeto a ser percorrido. Ele normalmente é encontrado em locais amplos que não possuem referências indicáveis percebidas pela bengala.

Nós já tratamos sobre esse assunto em outra matéria do nosso blog, “o que é piso tátil e quais são seus tipos”. Vale a pena dar uma olhada para compreender melhor esse método de acessibilidade.

localhost/git/ladrilhosmariaestela.com.br

Acervo Ladrilhos Maria Estela

 

4 – Cumprimento de normas

Cumprir com normas de segurança e qualidade também garantem fatores relacionados à acessibilidade, dificultando o acontecimento de acidentes inesperados por pessoas que possuem alguma limitação física.

A Ladrilhos Maria Estela se preocupa com isso, e por esse motivo, se adéqua aos padrões de qualidade aprovados e certificados pelos mais rigorosos órgãos de qualidade.

Todas as peças são produzidas de acordo com as Normas Brasileiras (ABNT) NBR 9457 e NBR 9458. Isso tudo é pensado para garantir a todos os cidadãos maior segurança.

localhost/git/ladrilhosmariaestela.com.br

Se você está lutando para garantir um mundo melhor, repleto de igualdade, acessibilidade e respeito, conheça nossos ladrilhos. www.ladrilhosmariaestela.com.br

Veja outras matérias semelhantes:

Como fazer a manutenção do ladrilho hidráulico

O revestimento certo para cada cômodo



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Ladrilhos Maria Estela Whatsapp Ladrilhos Maria Estela